Desenvolvimento da criança

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

É sequencial e previsível. Geralmente o desenvolvimento é cefálo-caudal (da cabeça para os pés). Primeiro sustenta a cabeça, depois o tronco e depois a cintura pélvica, mas dependendo dos estímulos o bebê pode caminhar antes de engatinhar.O desenvolvimento responde a fatores extrínsecos (estímulos). Por isso crianças cuidadas em casa falam mais rápido, principalmente se tem irmãos.É importante avaliar cada criança por completo para suspeitar ou não de algum atraso. Os marcos abaixo é o que acontece na maioria das crianças.Dicas importantes:
  • Sempre converse com seu filho
  • Explique o que estão fazendo
  • Brinque com seu filho
  • Proporcione espaço adequado para desenvolvimento
  • Permita que seu filho brinque no chão
  • Varie a posição que você carrega e passeia com seu filho.
  • Sempre faça contato visual.
 SINAIS DE ALARME (devemos individualizar cada criança) 
  • Perdeu alguma habilidade. Por exemplo deixou de sustentar o pescoço
  • Não fixa o olhar ou não segue os objetos com 2 meses
  • Não se assusta com barulhos
  • Não falar nenhuma palavra até os 18 meses ou pelo menos não mostra para o objeto que quer
  • Assimetria de movimento (preferência maior por algum lado específico).
  • Não sustenta pescoço até os 3 meses
  • Aumento rápido ou devagar da circunferência da cabeça
  • Não consegue pegar objeto sozinho até os 6 meses
  • Não senta sem apoio após os 9 meses
  • Não anda até os 18 meses
  • Não corre até os 2 anos e meio
  • Continua andando nas pontas dos pés após os 2 anos
 EXPOSIÇÃO A TELAS 
  • Zero tela até os 2 anos (exceção para videochamada entre os familiares). Foi demonstrado que os bebês não aprendem com as máquinas e não permite interação emocional. A grande quantidade de imagem e velocidade de informações não dá tempo para a criança processar a informação.
  • Zero exposição durante a alimentação
  • Entre 2-4 anos máximo 1 hora por dia
  • Não colocar televisão no quarto das crianças
 Devemos avaliar 4 áreas:– Motora – Adaptativa – Social – Linguagem

Reflexos primitivos no primeiro trimestre (movimento devido algum estímulo externo)

– Reflexo do esgrimista ou tônico cervical assimétrico: quando o bebê está de barriga para cima ele fica com os braços e pernas fletidas e quando vira a cabeça para o lado ele leva a mão do lado da cabeça para cima e a outra para baixo. O bebê não deve ter uma preferência postural.

– Reflexo de moro ou susto: reflexo por estímulo sonoro ou mudança rápida de posição. Estende e flete os membros rapidamente.

Na maioria das vezes atrapalha o sono.

– Pontos cardeais/ busca: toca lábio superior e tem reflexo de abrir e girar a boca para o lado tocado. Reflexo bom para amamentar. Nem sempre é sinal de fome.

– Sucção e deglutição quando toca o palato do bebê. Movimento involuntário até terceiro mês.

– Preensão palmar e plantar: segura teu dedo e quando passa algo nos pés ele faz movimento de flexão dos dedos dos pés. Reflexo palmar geralmente desaparece até os 4 meses e o plantar começa a desaparecer com 6 meses

– Reflexo da marcha: apoia os pés nas superfícies quando segurado de pé.

Geralmente desaparece no final do terceiro mês.

– Reflexo de protrusão de língua: geralmente desaparece até 4-6 meses de vida e pode atrapalhar a introdução alimentar se persistir.

PERIODO NEONATAL: 0- 28 DIAS

  • membros fletidos
  • postura tônico cervical (cabeça sempre virada para lado o que protege de vômitos e regurgitações)
  • cabeça pende
  • fixa a visão
  • enxerga de 20-30 cm (distância do rosto da mãe). Não tem visão periférica. Mais distante fica embaçado. Os músculos que controlam os olhos ainda são fracos e pode parecer que tem estrabismos nos primeiros 2-3 meses.
  • prefere a face humana

 

INTERAÇÃO PARA IDADE: usar voz aguda para os bebês, escutar sons e vozes, ler para o bebê melhora o vocabulário. Colocar músicas calma para o bebê.

Tummy time (barriga para baixo sob supervisão)

Fazer desde os primeiros dias de vida. Nas primeiras vezes o bebê tolera por poucos minutos. Pode ser feito na cama, colo, chão. Fazer quando bebê está bem acordado, sem sono e fome e nem logo após a mamada.

Ajuda com fortalecimento muscular, na eliminação de gases e diminuir possíveis deformações da cabeça por ficar sempre na mesma posição.

1 MÊS

  • membros fletidos
  • postura tônico cervical (cabeça sempre virada para lado o que protege de vômitos e regurgitações)
  • levanta levemente a cabeça quando colocado de barriga para baixo (tummy time).
  • observa pessoas
  • segue objeto ainda na linha média
  • sorri sem interação. Sorri dormindo e muitas vezes sem estímulos
  • ainda tem os reflexos primitivos citado acima
  • pode iniciar a vocalização

 

2 MESES

  • postura tônico cervical (cabeça sempre virada para lado o que protege de vômitos e regurgitações)
  • levanta a cabeça em prono
  • segue objeto 180 graus
  • sorri socialmente
  • vocaliza

 

3 MESES

  • cabeça centralizada
  • mãos em direção à linha média
  • levanta a cabeça e tronco em prono
  • estende a mão para objetos
  • contato social
  • sons guturais

– Reflexos primitivos desaparecem. Pode ter resquícios de moro em algumas crianças

ESTIMULOS: brinquedos com barulho como chocalho, feijão dentro de uma garrafa e etc.

Móbiles para brincar, bambolê sensorial (amarrar diversos objetos no bambolê). Evitar no ambiente do sono.

4 MESES

  • cabeça centralizada
  • olha para as mãos na linha média
  • Começa a brincar com os pés
  • levanta a cabeça e tronco em prono e prefere ficar mais na vertical que deitado
  • sustenta a cabeça
  • pega objetos (pega cubital) e leva a boca
  • sorriso alto
  • Inicia os gritos
  • manifesta descontentamento
  • melhora a visão e tudo chama a sua atenção
  • sons guturais.

6 MESES

  • Rola, senta-se com apoio (pode demorar até final dos 9 meses para sentar-se sem apoio. Até os 7 meses já deve ter um bom sustento de troco e não ficar caindo)
  • Alguns bebês começam a engatinhar
  • ajuda a ser levantada
  • Fecha os lábios quando está satisfeita com a comida (sinal de saciedade)
  • transfere objetos entre as mãos (mostra equilíbrio e coordenação)
  • pega radial
  • prefere a mãe
  • Consegue virar a cabeça na direção da voz
  • polissílabos vogais (aaaa)

 

9 MESES

  • senta-se sem apoio
  • sai da posição de deitado para sentar-se
  • puxa para ficar de pé
  • troca passos laterais apoiado
  • engatinha (tem diferentes tipos de engatinhar como por exemplo de barriga no chão ou de bumbum e tem criança que não engatinha)
  • segura objetos com pinça entre polegar e indicador
  • entrega objetos se retirados
  • responde ao nome
  • Estranha
  • Estende as mãos para ser agarrado
  • Bate palmas, da tchau, brinca de cadê.
  • Balança cabeça para o não
  • Começa entender comandos simples como o não, cadê mamãe ou o papai.
  • polissílabos consonantais (mama, dada). Imita sons das palavras.

 

10-11 MESES

  • Usa 3 dedos para pegar os objetos
  • Começa a usar as 2 mãos para funções diferentes
  • Começa a ficar de pé sozinho apoiando nos móveis
  • Começam a gostar e dançar com as músicas
  • Já consegue comer alimentos de variadas texturas e tamanhos e próximo ao da família.

 

12 MESES

  • levanta-se sozinho
  • anda com apoio e tem até os 15 meses para andar sem apoio
  • apanha objetos com pinça entre polegar e indicador
  • entrega objetos por solicitação
  • fala mínimo 2 palavras com significado.

 

18 MESES

  • corre desajeitado
  • raramente cai andando
  • sobe escada de mãos dadas
  • torre de 4 cubos
  • copia um traço vertical
  • rabisca
  • come sozinho com colher
  • reclama se sujo, beija, tira sapatos
  • quer imitar atividades da casa (exemplo: limpar a casa)
  • fala aproximadamente 10 palavras
  • combina 2 palavras
  • pode nomear figuras
  • aponta partes do corpo

 

2 ANOS

  • corre, sobe e desce escadas, salta
  • torre de 7 cubos, copia uma linha horizontal, rabiscos circulares
  • segura bem a colher
  • brincadeira solitária (brinca sozinho), diz o nome, ajuda a despir
  • Traz objeto quando nomeado, nomeia pelo menos 2 partes do corpo, começa separar cores e formas e começa reconhecer o muito ou pouco.
  • Consegue brincar com mais de 1 brinquedo ao mesmo tempo
  • junta 3 palavras
  • Compreende entre 100-300 palavras

 

3 ANOS

  • anda de triciclo, fica num pé só
  • torre de 10 cubos, copia um círculo e uma cruz
  • brincadeira em paralelo (geralmente em paralelo a crianças mais velhas), lava a mão, ajuda a vestir
  • sabe seu sexo e idade, conta até 3, usa frases.

 

4 ANOS

  • joga bola, pula num pé só
  • copia um quadrado, desenha uma figura humana
  • brinca com outras crianças, vai ao banheiro sozinho
  • conta história, reconhece mais de 2 cores, conta 4 objetos.

 

5 ANOS

  • Pula alternadamente com os pés
  • copia um triangulo
  • veste-se sozinho, pergunta o significado das palavras, imita atividade domésticas, pede ajuda
  • nomeia 4 cores, repete frases, conta até 10

Edilene Oliveira - Doctoralia.com.br
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