- Sempre converse com seu filho
- Explique o que estão fazendo
- Brinque com seu filho
- Proporcione espaço adequado para desenvolvimento
- Permita que seu filho brinque no chão
- Varie a posição que você carrega e passeia com seu filho.
- Sempre faça contato visual.
- Perdeu alguma habilidade. Por exemplo deixou de sustentar o pescoço
- Não fixa o olhar ou não segue os objetos com 2 meses
- Não se assusta com barulhos
- Não falar nenhuma palavra até os 18 meses ou pelo menos não mostra para o objeto que quer
- Assimetria de movimento (preferência maior por algum lado específico).
- Não sustenta pescoço até os 3 meses
- Aumento rápido ou devagar da circunferência da cabeça
- Não consegue pegar objeto sozinho até os 6 meses
- Não senta sem apoio após os 9 meses
- Não anda até os 18 meses
- Não corre até os 2 anos e meio
- Continua andando nas pontas dos pés após os 2 anos
- Zero tela até os 2 anos (exceção para videochamada entre os familiares). Foi demonstrado que os bebês não aprendem com as máquinas e não permite interação emocional. A grande quantidade de imagem e velocidade de informações não dá tempo para a criança processar a informação.
- Zero exposição durante a alimentação
- Entre 2-4 anos máximo 1 hora por dia
- Não colocar televisão no quarto das crianças
Reflexos primitivos no primeiro trimestre (movimento devido algum estímulo externo)
– Reflexo do esgrimista ou tônico cervical assimétrico: quando o bebê está de barriga para cima ele fica com os braços e pernas fletidas e quando vira a cabeça para o lado ele leva a mão do lado da cabeça para cima e a outra para baixo. O bebê não deve ter uma preferência postural.
– Reflexo de moro ou susto: reflexo por estímulo sonoro ou mudança rápida de posição. Estende e flete os membros rapidamente.
Na maioria das vezes atrapalha o sono.
– Pontos cardeais/ busca: toca lábio superior e tem reflexo de abrir e girar a boca para o lado tocado. Reflexo bom para amamentar. Nem sempre é sinal de fome.
– Sucção e deglutição quando toca o palato do bebê. Movimento involuntário até terceiro mês.
– Preensão palmar e plantar: segura teu dedo e quando passa algo nos pés ele faz movimento de flexão dos dedos dos pés. Reflexo palmar geralmente desaparece até os 4 meses e o plantar começa a desaparecer com 6 meses
– Reflexo da marcha: apoia os pés nas superfícies quando segurado de pé.
Geralmente desaparece no final do terceiro mês.
– Reflexo de protrusão de língua: geralmente desaparece até 4-6 meses de vida e pode atrapalhar a introdução alimentar se persistir.
PERIODO NEONATAL: 0- 28 DIAS
- membros fletidos
- postura tônico cervical (cabeça sempre virada para lado o que protege de vômitos e regurgitações)
- cabeça pende
- fixa a visão
- enxerga de 20-30 cm (distância do rosto da mãe). Não tem visão periférica. Mais distante fica embaçado. Os músculos que controlam os olhos ainda são fracos e pode parecer que tem estrabismos nos primeiros 2-3 meses.
- prefere a face humana
INTERAÇÃO PARA IDADE: usar voz aguda para os bebês, escutar sons e vozes, ler para o bebê melhora o vocabulário. Colocar músicas calma para o bebê.
Tummy time (barriga para baixo sob supervisão)
Fazer desde os primeiros dias de vida. Nas primeiras vezes o bebê tolera por poucos minutos. Pode ser feito na cama, colo, chão. Fazer quando bebê está bem acordado, sem sono e fome e nem logo após a mamada.
Ajuda com fortalecimento muscular, na eliminação de gases e diminuir possíveis deformações da cabeça por ficar sempre na mesma posição.
1 MÊS
- membros fletidos
- postura tônico cervical (cabeça sempre virada para lado o que protege de vômitos e regurgitações)
- levanta levemente a cabeça quando colocado de barriga para baixo (tummy time).
- observa pessoas
- segue objeto ainda na linha média
- sorri sem interação. Sorri dormindo e muitas vezes sem estímulos
- ainda tem os reflexos primitivos citado acima
- pode iniciar a vocalização
2 MESES
- postura tônico cervical (cabeça sempre virada para lado o que protege de vômitos e regurgitações)
- levanta a cabeça em prono
- segue objeto 180 graus
- sorri socialmente
- vocaliza
3 MESES
- cabeça centralizada
- mãos em direção à linha média
- levanta a cabeça e tronco em prono
- estende a mão para objetos
- contato social
- sons guturais
– Reflexos primitivos desaparecem. Pode ter resquícios de moro em algumas crianças
ESTIMULOS: brinquedos com barulho como chocalho, feijão dentro de uma garrafa e etc.
Móbiles para brincar, bambolê sensorial (amarrar diversos objetos no bambolê). Evitar no ambiente do sono.
4 MESES
- cabeça centralizada
- olha para as mãos na linha média
- Começa a brincar com os pés
- levanta a cabeça e tronco em prono e prefere ficar mais na vertical que deitado
- sustenta a cabeça
- pega objetos (pega cubital) e leva a boca
- sorriso alto
- Inicia os gritos
- manifesta descontentamento
- melhora a visão e tudo chama a sua atenção
- sons guturais.
6 MESES
- Rola, senta-se com apoio (pode demorar até final dos 9 meses para sentar-se sem apoio. Até os 7 meses já deve ter um bom sustento de troco e não ficar caindo)
- Alguns bebês começam a engatinhar
- ajuda a ser levantada
- Fecha os lábios quando está satisfeita com a comida (sinal de saciedade)
- transfere objetos entre as mãos (mostra equilíbrio e coordenação)
- pega radial
- prefere a mãe
- Consegue virar a cabeça na direção da voz
- polissílabos vogais (aaaa)
9 MESES
- senta-se sem apoio
- sai da posição de deitado para sentar-se
- puxa para ficar de pé
- troca passos laterais apoiado
- engatinha (tem diferentes tipos de engatinhar como por exemplo de barriga no chão ou de bumbum e tem criança que não engatinha)
- segura objetos com pinça entre polegar e indicador
- entrega objetos se retirados
- responde ao nome
- Estranha
- Estende as mãos para ser agarrado
- Bate palmas, da tchau, brinca de cadê.
- Balança cabeça para o não
- Começa entender comandos simples como o não, cadê mamãe ou o papai.
- polissílabos consonantais (mama, dada). Imita sons das palavras.
10-11 MESES
- Usa 3 dedos para pegar os objetos
- Começa a usar as 2 mãos para funções diferentes
- Começa a ficar de pé sozinho apoiando nos móveis
- Começam a gostar e dançar com as músicas
- Já consegue comer alimentos de variadas texturas e tamanhos e próximo ao da família.
12 MESES
- levanta-se sozinho
- anda com apoio e tem até os 15 meses para andar sem apoio
- apanha objetos com pinça entre polegar e indicador
- entrega objetos por solicitação
- fala mínimo 2 palavras com significado.
18 MESES
- corre desajeitado
- raramente cai andando
- sobe escada de mãos dadas
- torre de 4 cubos
- copia um traço vertical
- rabisca
- come sozinho com colher
- reclama se sujo, beija, tira sapatos
- quer imitar atividades da casa (exemplo: limpar a casa)
- fala aproximadamente 10 palavras
- combina 2 palavras
- pode nomear figuras
- aponta partes do corpo
2 ANOS
- corre, sobe e desce escadas, salta
- torre de 7 cubos, copia uma linha horizontal, rabiscos circulares
- segura bem a colher
- brincadeira solitária (brinca sozinho), diz o nome, ajuda a despir
- Traz objeto quando nomeado, nomeia pelo menos 2 partes do corpo, começa separar cores e formas e começa reconhecer o muito ou pouco.
- Consegue brincar com mais de 1 brinquedo ao mesmo tempo
- junta 3 palavras
- Compreende entre 100-300 palavras
3 ANOS
- anda de triciclo, fica num pé só
- torre de 10 cubos, copia um círculo e uma cruz
- brincadeira em paralelo (geralmente em paralelo a crianças mais velhas), lava a mão, ajuda a vestir
- sabe seu sexo e idade, conta até 3, usa frases.
4 ANOS
- joga bola, pula num pé só
- copia um quadrado, desenha uma figura humana
- brinca com outras crianças, vai ao banheiro sozinho
- conta história, reconhece mais de 2 cores, conta 4 objetos.
5 ANOS
- Pula alternadamente com os pés
- copia um triangulo
- veste-se sozinho, pergunta o significado das palavras, imita atividade domésticas, pede ajuda
- nomeia 4 cores, repete frases, conta até 10