Desenvolvimento da criança

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

É sequencial e previsível. Geralmente o desenvolvimento é cefálo-caudal (da cabeça para os pés). Primeiro sustenta a cabeça, depois o tronco e depois a cintura pélvica, mas dependendo dos estímulos o bebê pode caminhar antes de engatinhar. O desenvolvimento responde a fatores extrínsecos (estímulos). Por isso crianças cuidadas em casa falam mais rápido, principalmente se tem irmãos. É importante avaliar cada criança por completo para suspeitar ou não de algum atraso. Os marcos abaixo é o que acontece na maioria das crianças. Dicas importantes:
  • Sempre converse com seu filho
  • Explique o que estão fazendo
  • Brinque com seu filho
  • Proporcione espaço adequado para desenvolvimento
  • Permita que seu filho brinque no chão
  • Varie a posição que você carrega e passeia com seu filho.
  • Sempre faça contato visual.
  SINAIS DE ALARME (devemos individualizar cada criança)  
  • Perdeu alguma habilidade. Por exemplo deixou de sustentar o pescoço
  • Não fixa o olhar ou não segue os objetos com 2 meses
  • Não se assusta com barulhos
  • Não falar nenhuma palavra até os 18 meses ou pelo menos não mostra para o objeto que quer
  • Assimetria de movimento (preferência maior por algum lado específico).
  • Não sustenta pescoço até os 3 meses
  • Aumento rápido ou devagar da circunferência da cabeça
  • Não consegue pegar objeto sozinho até os 6 meses
  • Não senta sem apoio após os 9 meses
  • Não anda até os 18 meses
  • Não corre até os 2 anos e meio
  • Continua andando nas pontas dos pés após os 2 anos
  EXPOSIÇÃO A TELAS  
  • Zero tela até os 2 anos (exceção para videochamada entre os familiares). Foi demonstrado que os bebês não aprendem com as máquinas e não permite interação emocional. A grande quantidade de imagem e velocidade de informações não dá tempo para a criança processar a informação.
  • Zero exposição durante a alimentação
  • Entre 2-4 anos máximo 1 hora por dia
  • Não colocar televisão no quarto das crianças
  Devemos avaliar 4 áreas: – Motora – Adaptativa – Social – Linguagem

Reflexos primitivos no primeiro trimestre (movimento devido algum estímulo externo)

– Reflexo do esgrimista ou tônico cervical assimétrico: quando o bebê está de barriga para cima ele fica com os braços e pernas fletidas e quando vira a cabeça para o lado ele leva a mão do lado da cabeça para cima e a outra para baixo. O bebê não deve ter uma preferência postural.

– Reflexo de moro ou susto: reflexo por estímulo sonoro ou mudança rápida de posição. Estende e flete os membros rapidamente.

Na maioria das vezes atrapalha o sono.

– Pontos cardeais/ busca: toca lábio superior e tem reflexo de abrir e girar a boca para o lado tocado. Reflexo bom para amamentar. Nem sempre é sinal de fome.

– Sucção e deglutição quando toca o palato do bebê. Movimento involuntário até terceiro mês.

– Preensão palmar e plantar: segura teu dedo e quando passa algo nos pés ele faz movimento de flexão dos dedos dos pés. Reflexo palmar geralmente desaparece até os 4 meses e o plantar começa a desaparecer com 6 meses

– Reflexo da marcha: apoia os pés nas superfícies quando segurado de pé.

Geralmente desaparece no final do terceiro mês.

– Reflexo de protrusão de língua: geralmente desaparece até 4-6 meses de vida e pode atrapalhar a introdução alimentar se persistir.

PERIODO NEONATAL: 0- 28 DIAS

 

  • membros fletidos
  • postura tônico cervical (cabeça sempre virada para lado o que protege de vômitos e regurgitações)
  • cabeça pende
  • fixa a visão
  • enxerga de 20-30 cm (distância do rosto da mãe). Não tem visão periférica. Mais distante fica embaçado. Os músculos que controlam os olhos ainda são fracos e pode parecer que tem estrabismos nos primeiros 2-3 meses.
  • prefere a face humana

 

INTERAÇÃO PARA IDADE: usar voz aguda para os bebês, escutar sons e vozes, ler para o bebê melhora o vocabulário. Colocar músicas calma para o bebê.

Tummy time (barriga para baixo sob supervisão)

Fazer desde os primeiros dias de vida. Nas primeiras vezes o bebê tolera por poucos minutos. Pode ser feito na cama, colo, chão. Fazer quando bebê está bem acordado, sem sono e fome e nem logo após a mamada.

Ajuda com fortalecimento muscular, na eliminação de gases e diminuir possíveis deformações da cabeça por ficar sempre na mesma posição.

1 MÊS

  • membros fletidos
  • postura tônico cervical (cabeça sempre virada para lado o que protege de vômitos e regurgitações)
  • levanta levemente a cabeça quando colocado de barriga para baixo (tummy time).
  • observa pessoas
  • segue objeto ainda na linha média
  • sorri sem interação. Sorri dormindo e muitas vezes sem estímulos
  • ainda tem os reflexos primitivos citado acima
  • pode iniciar a vocalização

 

2 MESES

  • postura tônico cervical (cabeça sempre virada para lado o que protege de vômitos e regurgitações)
  • levanta a cabeça em prono
  • segue objeto 180 graus
  • sorri socialmente
  • vocaliza

 

3 MESES

  • cabeça centralizada
  • mãos em direção à linha média
  • levanta a cabeça e tronco em prono
  • estende a mão para objetos
  • contato social
  • sons guturais

– Reflexos primitivos desaparecem. Pode ter resquícios de moro em algumas crianças

ESTIMULOS: brinquedos com barulho como chocalho, feijão dentro de uma garrafa e etc.

Móbiles para brincar, bambolê sensorial (amarrar diversos objetos no bambolê). Evitar no ambiente do sono.

4 MESES

  • cabeça centralizada
  • olha para as mãos na linha média
  • Começa a brincar com os pés
  • levanta a cabeça e tronco em prono e prefere ficar mais na vertical que deitado
  • sustenta a cabeça
  • pega objetos (pega cubital) e leva a boca
  • sorriso alto
  • Inicia os gritos
  • manifesta descontentamento
  • melhora a visão e tudo chama a sua atenção
  • sons guturais.

6 MESES

  • Rola, senta-se com apoio (pode demorar até final dos 9 meses para sentar-se sem apoio. Até os 7 meses já deve ter um bom sustento de troco e não ficar caindo)
  • Alguns bebês começam a engatinhar
  • ajuda a ser levantada
  • Fecha os lábios quando está satisfeita com a comida (sinal de saciedade)
  • transfere objetos entre as mãos (mostra equilíbrio e coordenação)
  • pega radial
  • prefere a mãe
  • Consegue virar a cabeça na direção da voz
  • polissílabos vogais (aaaa)

 

9 MESES

  • senta-se sem apoio
  • sai da posição de deitado para sentar-se
  • puxa para ficar de pé
  • troca passos laterais apoiado
  • engatinha (tem diferentes tipos de engatinhar como por exemplo de barriga no chão ou de bumbum e tem criança que não engatinha)
  • segura objetos com pinça entre polegar e indicador
  • entrega objetos se retirados
  • responde ao nome
  • Estranha
  • Estende as mãos para ser agarrado
  • Bate palmas, da tchau, brinca de cadê.
  • Balança cabeça para o não
  • Começa entender comandos simples como o não, cadê mamãe ou o papai.
  • polissílabos consonantais (mama, dada). Imita sons das palavras.

 

10-11 MESES

  • Usa 3 dedos para pegar os objetos
  • Começa a usar as 2 mãos para funções diferentes
  • Começa a ficar de pé sozinho apoiando nos móveis
  • Começam a gostar e dançar com as músicas
  • Já consegue comer alimentos de variadas texturas e tamanhos e próximo ao da família.

 

12 MESES

  • levanta-se sozinho
  • anda com apoio e tem até os 15 meses para andar sem apoio
  • apanha objetos com pinça entre polegar e indicador
  • entrega objetos por solicitação
  • fala mínimo 2 palavras com significado.

 

18 MESES

  • corre desajeitado
  • raramente cai andando
  • sobe escada de mãos dadas
  • torre de 4 cubos
  • copia um traço vertical
  • rabisca
  • come sozinho com colher
  • reclama se sujo, beija, tira sapatos
  • quer imitar atividades da casa (exemplo: limpar a casa)
  • fala aproximadamente 10 palavras
  • combina 2 palavras
  • pode nomear figuras
  • aponta partes do corpo

 

2 ANOS

  • corre, sobe e desce escadas, salta
  • torre de 7 cubos, copia uma linha horizontal, rabiscos circulares
  • segura bem a colher
  • brincadeira solitária (brinca sozinho), diz o nome, ajuda a despir
  • Traz objeto quando nomeado, nomeia pelo menos 2 partes do corpo, começa separar cores e formas e começa reconhecer o muito ou pouco.
  • Consegue brincar com mais de 1 brinquedo ao mesmo tempo
  • junta 3 palavras
  • Compreende entre 100-300 palavras

 

3 ANOS

  • anda de triciclo, fica num pé só
  • torre de 10 cubos, copia um círculo e uma cruz
  • brincadeira em paralelo (geralmente em paralelo a crianças mais velhas), lava a mão, ajuda a vestir
  • sabe seu sexo e idade, conta até 3, usa frases.

 

4 ANOS

  • joga bola, pula num pé só
  • copia um quadrado, desenha uma figura humana
  • brinca com outras crianças, vai ao banheiro sozinho
  • conta história, reconhece mais de 2 cores, conta 4 objetos.

 

5 ANOS

  • Pula alternadamente com os pés
  • copia um triangulo
  • veste-se sozinho, pergunta o significado das palavras, imita atividade domésticas, pede ajuda
  • nomeia 4 cores, repete frases, conta até 10

 

 

Edilene Oliveira - Doctoralia.com.br
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